Marca-Pedro-Cordier-v3
Valores do Psicoterapeuta de Desenvolvimento Humano
Conhecer os valores de um Psicoterapeuta de Desenvolvimento Humano é fundamental para que você possa reconhecer esse padrão ético e profissional na sua jornada terapêutica.
valores

Conhecer os valores de um Psicoterapeuta de Desenvolvimento Humano é fundamental para que você possa reconhecer esse padrão ético e profissional na sua jornada. Aqui estão alguns dos principais valores que um Psicoterapeuta de Desenvolvimento Humano adotam em sua conduta processual:

  1. Escuta Positiva: Escutar o paciente com atenção e interesse, de uma forma consciente, presente, com curiosidade genuína na história do outro e repleto de intenção positiva é uma premissa fundamental.
  2. Empatia: Um psicoterapeuta de desenvolvimento humano valoriza a capacidade de se colocar no lugar do cliente, compreender suas experiências e emoções e demonstrar empatia genuína. Isso ajuda a construir uma relação terapêutica sólida.
  3. Respeito: O respeito é fundamental, envolvendo o respeito à autonomia do cliente, às suas decisões, crenças e valores. O terapeuta valoriza a individualidade e a dignidade de cada cliente.
  4. Ética Profissional: Um psicoterapeuta de desenvolvimento humano adere a padrões éticos estritos, incluindo confidencialidade, respeito pela privacidade do cliente e a manutenção de limites apropriados na relação terapêutica.
  5. Cultura de Aprendizado Contínuo: Valoriza o aprimoramento profissional constante, mantendo-se atualizado com as últimas pesquisas e desenvolvimentos em psicologia e terapia, a fim de fornecer os melhores serviços possíveis.
  6. Aceitação Incondicional: Pratica a aceitação incondicional do cliente, independentemente de suas circunstâncias, escolhas ou desafios. Isso cria um ambiente terapêutico seguro para a exploração e o crescimento.
  7. Colaboração: Valoriza a colaboração com o cliente, trabalhando em parceria para definir metas terapêuticas, explorar soluções e desenvolver estratégias para alcançar o desenvolvimento pessoal.
  8. Diversidade e Inclusão: Respeita a diversidade cultural, étnica, de gênero e de orientação sexual, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os clientes.
  9. Transparência: Valoriza a comunicação aberta e honesta com os clientes sobre o processo terapêutico, as expectativas e os possíveis resultados.
  10. Responsabilidade: Reconhece a responsabilidade de fornecer cuidados de qualidade e de buscar o benefício do cliente em primeiro lugar.
  11. Autenticidade: Valoriza a autenticidade e integridade pessoal, demonstrando congruência entre seus valores, ações e palavras.
  12. Crescimento e Desenvolvimento Pessoal: Investe em seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal, reconhecendo que um terapeuta que cuida de si mesmo está mais bem preparado para cuidar dos outros.

Esses valores formam a base de orientação do trabalho de um Psicoterapeuta de Desenvolvimento Humano e contribuem para a construção de relações terapêuticas eficazes e respeitosas com os clientes.

CONTEÚDO MAIS RECENTE DO PROFESSOR PEDRO CORDIER SOBRE COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
proposito

O PROPÓSITO DA PDH®

Orientar cada cliente em sua jornada de autodescoberta, autotransformação e desenvolvimento pessoal, para que eles possam viver vidas e carreiras mais significativas e gratificantes.

Leia Mais »